terça-feira, 21 de outubro de 2014

FESTUERN: Sonho e superação encerram a fase de festival da décima edição do evento


FESTUERN 2014
O clima de confraternização marcou o encerramento da décima edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN), ocorrido na noite desta segunda-feira (20), no Teatro Dix-huit Rosado.
Mais de 600 alunos de escolas públicas do Rio Grande do Norte subiram ao palco para apresentar, a um público de mais de 4 mil espectadores, 29 peças baseadas na obra do mestre Ariano Suassuna, homenageado da décima edição do festival. 
De acordo com o coordenador do Festuern 2014, Professor Alexandre Nader, a décima edição do festival trouxe algumas novidades, como a ampliação do tempo de formação continuada, de 20h para 120h e a publicação do livro que conta a história dos dez anos de Festuern. Ele ainda defendeu a criação do curso de teatro na UERN. “Precisamos saciar a fome de cultura e arte e expor o que produzimos aqui”, justificou.

O Pró-reitor de Extensão da UERN, Professor Etevaldo Almeida, destacou outra inovação da décima edição do Festuern, a entrega dos certificados às escolas participantes ao final de cada apresentação. Ele ressaltou o crescimento do festival e fez uma analogia com o desenvolvimento de uma criança. “O Festuern é um filho que está com dez anos, e é preciso muito empenho e responsabilidade para continuar conduzindo-o”, afirmou o Pró-reitor.
Como em todas as edições, a coordenação do Festuern entregou o troféu do festival a pessoas e instituições que tenham participação significativa no evento. Foram agraciados com o troféu Festuern a Secretaria Municipal da Cultura de Mossoró; Francisco Gustavo Medeiros Luz, diretor da Editora Queima-Bucha; Alexander Campelo, o Palhaço Fuxiquinho; e os artistas populares Concriz e Ribamar.
Das 29 escolas que se apresentaram no festival, cinco foram escolhidas para o Circuito Festuern, que irá realizar turnê com os espetáculos em diversas cidades do Rio Grande do Norte. São eles: “O dilema de Ceição”, encenado pelos alunos da Escola Estadual João Godeiro (Patu), que obteve a quinta colocação; “A farsa da boa preguiça”, encenado pelos alunos da Escola Municipal Eloy de Souza (Lajes), que obteve a quarta colocação; “Sua Suna, Seu Trabalho”, encenado pelos alunos do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Mossoró), que ficou com o terceiro lugar; “A farsa da boa preguiça”, encenado pelos alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Mossoró), obtendo a segunda colocação e “Sonhos de uma noite no sertão”, também encenado pelos alunos do IFRN de Mossoró, que obteve o primeiro lugar.
Outra novidade desta décima edição é o aproveitamento de três atores do festival no espetáculo Oratório de Santa Luzia, em Mossoró. São eles Beatriz Soares de Souza (IFRN-Mossoró) e Antonio Vinícius Moreira Fernandes (E.E. Professor Moreira Dias - Mossoró), além de Raul Araújo, também escolhido para integrar o elenco. 
O festival arrecadou mais de duas toneladas de alimentos não perecíveis, que foi simbolicamente entregue durante a solenidade de encerramento às seguintes instituições: Casa do Estudante de Mossoró, Fundação Casa do Caminho, Casa da Criança Pobre, Casa da Esperança Pe. Guido e para as residências universitárias da UERN.
O Festuern é uma realização da UERN com patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, e Governo do Estado, e apoio da Prefeitura de Mossoró e TCM.
Fonte: www.uern.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário