terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Com maior PIBID do Estado, UERN é destaque em eventos nacionais

Contribuição social
Com mais de 825 bolsistas inscritos, entre os quais 40 professores, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi apontado como importante na formação profissional e no desenvolvimento dos municípios potiguares, no IV Seminário Nacional do programa; V Encontro Nacional de Licenciaturas e XI Seminário de Iniciação à Docência, em Natal.

Nos eventos realizados simultaneamente no Centro de Convenções, com a participação de uma comitiva de alunos e professores dos Campi da UERN, o reitor Pedro Fernandes afirmou que o PIBID dá uma contribuição importante para preparar o aluno para a docência e também aquece a economia dos municípios, citando Patu, onde o programa deixa todo mês, R$ 40 mil. São 100 alunos participantes.

Para o reitor, o PIBID é um exemplo de que os maiores parceiros da Educação Básica são as universidades, lembrando que na maioria dos municípios do RN, quase 100% dos professores são formados pela UERN.

Ações como essas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) representam um diferencial para as universidades estaduais, na opinião do reitor da UERN. “Muitos programas federais não oportunizam a participação das universidades estaduais como o PIBID”, pontuou o reitor, ressaltando que o Plano Nacional de Educação (PNE) tem o foco nas licenciaturas.

Os eventos, que reúnem mais de 8 mil alunos das universidades brasileiras e 27 conferências de diferentes temáticas, contaram com a presença da diretora da Secretaria Nacional da CAPES, Carmem Peres, que disse que a instituição está preparando o Plano Plurianual para o PIBID se transformar em política de governo. “O que nos anima é o compromisso da docência”, exaltou.

O encontro nacional do PIBID está sendo promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a UERN e outras Instituições de Ensino Superior (IES).  

O PIBID da UERN é o maior do Rio Grande do Norte.

Fonte: www.uern.br
Grifo nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário