terça-feira, 18 de abril de 2017

Alunos de Pedagogia conhecem o Instituto Ricardo Brennand em Recife/PE



No último dia 07 de abril, os alunos do 8º período do Curso de Pedagogia/CAP tiveram uma aula de campo no Instituto Ricardo Brennand em Recife/PE. A visita ao Instituto possibilitou aos discentes conhecer o acervo artístico e cultural brasileiro levando em consideração o legado dos artistas brasileiros, contemplar a Arte por meio da pintura e escultura, compreender o paisagismo brasileiro e entrar em contato com autores e obras que fizeram a História da Arte no Brasil e no mundo.


A aula de campo foi organizada pelo Prof. Caio Cesar da Silva Garcia, através da disciplina Arte e Ludicidade na Educação. Também o acompanharam na viagem os professores Iure Coutre Gurgel e Carliana de Moura Dutra.


O Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. Fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por trés prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque.


Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, com vinte obras.


O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 000 peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI. A biblioteca do instituto possui mais de 60 mil volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras.

*Fotos cedidas pelos alunos através do Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário