terça-feira, 1 de agosto de 2017

UERN forma mais 38 profissionais licenciados em Pedagogia em Patu

Na noite da última sexta-feira, em Patu, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) formou mais 38 profissionais licenciados em Pedagogia. As turmas são do Campus Avançado de Patu (CAP) e do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Alexandria.
A solenidade, presidida pelo vice-reitor da UERN, o professor Aldo Gondim Fernandes, foi marcada por fortes emoções. Como no momento da entrega da Comenda do Mérito Acadêmico ao concluinte José Alves Xavier, do curso de Pedagogia, de Patu.
O anúncio do nome do concluinte que recebeu o título pelo melhor desempenho estudantil ao longo do curso de graduação entusiasmou a plateia e a mesa com as autoridades, como forma de reconhecimento à trajetória do estudante. E não é para menos. O caminho traçado por José Alves Xavier, 32, até a conquista do mérito não foi simples, tampouco fácil.
Ao longo dos quatro anos de graduação, José Alves Xavier teve que conciliar o trabalho e os estudos, distantes 30,2 Km um do outro. “Eu trabalho como vendedor de produtos em Lucrécia e após passar o dia inteiro trabalhando, tinha que me esforçar para me dedicar aos estudos”, relata. Segundo ele, a vida de vendedor é muito árdua e por muitas vezes o cansaço se fez presente em sua trajetória acadêmica.

Casado, com duas filhas, José Alves Xavier ainda precisava se dedicar à família em meio à sua dupla jornada. “Minha segunda filha nasceu em meio à monografia. Foi muito difícil, mas eu segurei até o fim, pois sei que essa graduação foi uma coisa que Deus me deu. Foi até uma surpresa ser homenageado com essa comenda do Mérito Acadêmico”, frisa. Com o diploma em mãos, José Alves planeja em conquistar objetivos maiores para melhorar a sua vida e de sua família. “Quero fazer uma especialização e tentar um concurso na área”, afirma.


José Alves Xavier recebeu a comenda de Mérito Acadêmico – Foto: Adriana Morais


Outro momento marcante durante a solenidade foi a homenagem ao vice-reitor Aldo Gondim, escolhido como paraninfo da turma. A concluinte Kalígia Almeida de Moura fez a entrega da homenagem ao professor Aldo Gondim Fernandes, que se emocionou ao presidir sua última colação de grau no Campus Avançado de Patu, uma vez que irá se aposentar em setembro deste ano.
“Agradeço com muita alegria essa homenagem. Nesses 30 anos na UERN já vivenciei muitos e emocionantes momentos de alegria, com isso posso dizer que existem coisas na vida que não se repetem. São como sempre se fora a primeira vez. Ser paraninfo de uma turma é uma delas. Ser paraninfo de uma turma significa que, além de ser considerado de algum modo um mestre exemplar, a turma possui um sentimento especial pelo homenageado”, frisa.
Aldo Gondim parabenizou os novos pedagogos e os alertou para os desafios em suas trajetórias profissionais. “A sociedade espera muito de vocês, e a UERN acredita na capacidade profissional de cada um de vocês. Como profissionais da educação, busquem formar para a vida, fazer a compreensão do conhecimento dentro do contexto social em que seus alunos estão inseridos”, aconselha.
A solenidade de colação de grau teve como oradora a concluinte Maria Larissa Tavares Dias Godeiro, do curso de Pedagogia, e a juramentista foi Celianne Kely Ferreira de Lima. A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito de Patu, Rivelino Câmara; do diretor do CAP/UERN, Josenir Calixta de Medeiros, e do diretor dos cursos de graduação, o professor Me. Francisco Hélio da Costa, representando a Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PROEG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário